Normas Internas

Colégio OEMAR

Ao colocar nossos filhos na Escola, precisamos ter em comum alguns hábitos para convivermos socialmente. As normas existem para facilitar esse convívio. Elas sempre têm uma razão de ser e têm como objetivo atender ambas as partes de maneira justa e eficiente. ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Conhecer e colaborar com as normas que regem a Escola é uma atitude cooperativa para o bom funcionamento da rotina escolar. Este informativo foi preparado para ajudar você e seu(sua) filho(a) a serem bem atendidos, com eficiência e pontualidade.

1. Pontualidade

O horário de entrada e saída das crianças deverá ser rigorosamente respeitado. As saídas antecipadas deverão ser previamente comunicadas via agenda escolar.

* ⇒ Haverá uma tolerância de 10 minutos para atrasos; após este período, o(a) aluno(a) não entrará mais na 1ª aula, somente na 2ª aula. Durante o mês, o(a) aluno(a) poderá ter 2 entradas de tolerância na 2ª aula, após as 2 entradas, não poderá mais entrar.

** ⇒ Haverá uma tolerância de 5 minutos para atrasos; após este período, o(a) aluno(a) não entrará mais na 1ª aula, somente na 2ª aula. Durante o mês, o(a) aluno(a) poderá ter 3 entradas de tolerância na 2ª aula, após as 3 entradas, não poderá mais entrar.

1.1. Atrasos na entrada

A criança poderá perder atividades importantes, portanto, desde o início da vida escolar é saudável respeitar os horários. Após às 7h40m para a Educação Infantil ou Ensino Fundamental 1 e 7h50m para o Ensino Fundamental 2, a entrada acontecerá pelo portão principal e a agenda receberá anotação de atraso. O responsável deverá obrigatoriamente passar pela recepção da escola para ser anunciado internamente.

1.2. Saídas fora do horário

Poderão acontecer mediante aviso prévio na agenda. Para a retirada da criança, o responsável deverá se dirigir à recepção da escola e aguardar a entrega da criança.

1.3. Atrasos na Saída

Com o intuito de garantir a atenção aos alunos que permanecem no Colégio, solicitamos que os horários de saída sejam respeitados com tolerância de, no máximo, 20 minutos. Após esse período, exceto em dias de chuva, será cobrada uma taxa de R$ 30,00 para que o aluno permaneça no Colégio até 1 hora após o término das aulas.

2. Agenda

Para acompanhar as atividades, solicitamos que verifiquem diariamente a agenda para que seja um veículo eficaz de comunicação entre família e escola.

3. Dia do Brinquedo

O Dia do Brinquedo é uma atividade pedagógica que visa estimular a criança a interagir com seu universo e com o grupo social da escola, incentivando a partilha, respeito, imaginação e lazer. As crianças podem trazer um brinquedo de fácil manuseio e devidamente identificado somente às 6as. feiras, (pedimos para não enviarem brinquedos caros, de valor sentimental ou que possuam várias peças ou peças pequenas). Não será permitido trazer patins, patinetes e skates. Nos demais dias, não são permitidos quaisquer objetos que não façam parte do material escolar.

Este item é válido apenas para alunos do Maternal ao 3º ano. As professoras do 4º e 5º anos combinarão com suas respectivas turmas.

4. Aniversário

Os aniversários serão comemorados na última sexta-feira de cada mês. Deve-se avisar à professora com antecedência para receber as orientações necessárias. Poderão ser enviados os seguintes itens: bolo, bebida (suco), salgado e doce, individualmente, pois estamos seguindo os protocolos de segurança.

Atenção: tudo deverá ser entregue na entrada junto com a criança. Não é necessário enviar convites, pois a atividade na escola possui contexto pedagógico.

Este item é válido apenas para alunos do Maternal ao 5º ano.

5. Doenças infecto-contagiosas

As crianças com COVID, H1N1, H2N3, sarampo, catapora, virose, coqueluche, rubéola, caxumba, estomatite, conjuntivite e demais doenças contagiosas deverão permanecer em casa até passar completamente o período de contágio. A Escola deverá ser comunicada imediatamente após o diagnóstico do médico e o retorno da criança à escola deverá acontecer após o período de contágio ter se encerrado.

SOLICITAMOS QUE NO RETORNO SEJA ENVIADO ATESTADO MÉDICO COM ALTA DO PACIENTE.

As crianças com lêndeas e/ou piolhos deverão permanecer em casa até a limpeza total da cabeça.

5.1. Febre

A febre é um mecanismo de defesa que o corpo fabrica para se livrar de alguma infecção. Normalmente, nossa temperatura varia de 35 °C a 36,5 °C. É comum durante o dia termos variações de temperatura, podendo atingir até 37 ºC, sem ter relação com nenhuma doença. Normalmente, uma temperatura de 37,5 °C é considerada subfebril, sendo que nem sempre indica doença. Por questões de segurança, avisaremos os responsáveis quando a criança estiver com uma temperatura de 37,5 °C para que o acompanhamento da saúde da criança seja feito em casa ou com um pediatra. Solicitamos que as crianças não sejam enviadas para a escola durante os períodos de febre.

6. Pronto Atendimento

Nos casos de atendimentos de primeiros socorros, o procedimento utilizado será descrito pela professora na agenda. A escola não tem medicamentos e presta os primeiros socorros em caso de necessidade. É importante manter a ficha de pronto atendimento atualizada. Em caso de febres altas, acidentes ou mal-estar, o Colégio solicitará que a família venha buscar a criança para atendimento adequado.

7. Lanche

Diariamente, deverá ser enviada uma toalha de mão ou guardanapo de tecido, devidamente identificados, dentro da lancheira da criança. Solicitamos que observem as tendências da boa alimentação e que não exagere na quantidade de lanche. Guloseimas industrializadas (bolachas recheadas, salgadinhos, etc) e refrigerantes são permitidos apenas nas sextas-feiras.

A cantina fornece um Kit Lanche; informe-se com antecedência com Ariane ou dona Nair, (11) 98640-9402 para a aquisição do mesmo.

8. Almoço

A cantina oferece almoço para os alunos. Para maiores informações, acesse o cardápio escolar ou entre em contato com a cantina (dona Nair ou Ariane através do telefone (11) 98640-9402.

9. Uniforme e Material

O uniforme é obrigatório e deve ser usado diariamente (incluindo as trocas na mala para a educação infantil). Todo material ou qualquer peça de uso pessoal da criança deverá estar devidamente identificado com o nome da mesma, visto que a escola não se responsabiliza por objetos extraviados. As crianças deverão vir uniformizadas, de tênis e meia, sem jóias ou relógio e as meninas de cabelos presos.

Além das aulas de Educação Física, as crianças participam de atividades recreativas no pátio, no parque e outras áreas externas, por isso, solicitamos que as recomendações de vestimenta e adereços sejam observadas diariamente para evitar acidentes.

Os objetos individuais devem estar identificados com o nome da criança. Em caso de perda de objetos, solicitamos que comuniquem à professora.

9.1. Achados e Perdidos

Todo material identificado e esquecido nas dependências da escola é entregue diretamente ao aluno no momento de sua localização.

Em caso de objetos não identificados, o material é encaminhado ao setor de Achados e Perdidos, onde permanece por 30 dias. Após esse período, o material é encaminhado para doação.

10. Higiene e Período Integral

Solicitamos que seja enviado, dentro da nécessaire, um copo plástico para higiene dental e uma toalha de mão que servirá para proteger a camiseta da criança. Utilizamos papel toalha descartável para os procedimentos de higiene. Periodicamente, a professora enviará a nécessaire para casa a fim de se controlar as trocas de escova, de toalha e profilaxia do copinho.

Este item é válido apenas para alunos da Educação Infantil e Período Integral.

11. Integral

O Colégio OEMAR disponibiliza o período integral para os alunos do Maternal ao 5º ano. Para maiores informações, entrar em contato com o financeiro, coordenação ou secretaria.

11.1. Diária

Oferecemos o período integral na modalidade diária, sendo obrigatória a comunicação à Escola com no mínimo 1 dia de antecedência. O valor da diária é R$ 90,00 com pagamento via boleto bancário.

11.2. Grade Horária

Confira abaixo a grade horária do período integral por turma. Clique em uma turma para ver a grade horária.


O regulamento para atrasos no horário de saída do integral é idêntico ao regulamento para atrasos no horário de saída das turmas regulares (seção 1.3).

12. Atendimento

Sempre que houver necessidade, é possível agendar atendimentos com a Professora e Equipe Técnica. Para marcá-las, basta solicitar via agenda ou ligar para o Colégio pelo telefone (11) 2276-1177 ou enviar uma mensagem via WhatsApp no número (11) 94547-7150.

13. Site

A página na internet tem o objetivo de divulgar eventos, proposta pedagógica e informações da escola, além de servir como veículo de comunicação dos pais com a escola. No botão “OEMAR On-line” no canto superior direito, os pais podem emitir segunda via de boletos e acessar boletins e informativos financeiros, bem como acessar calendário letivo e avisos através do aplicativo.

14. Redes Sociais

Siga o Colégio OEMAR nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Facebook.

15. Google Classroom

Atividades pedagógicas são postadas na turma do Google Classroom, que pode ser acessada através do e-mail @oemar.org.br. Veja este vídeo tutorial para instruções de acesso.

16. Avaliação Substitutiva

Pensando nos alunos que não puderam realizar alguma prova por motivos diversos, o Colégio OEMAR disponibiliza o serviço de avaliação substitutiva. No caso de o aluno ter perdido uma avaliação regular previamente informada por quaisquer motivos (como, por exemplo, consulta médica), o responsável pode solicitar uma avaliação substitutiva através do documento anexo, onde o aluno fará uma prova cuja nota substituirá a nota nula da avaliação regular. O valor da avaliação substitutiva é de R$ 80,00 por rquerimento. O requerimento de avaliação substitutiva deverá ser solicitado via e-mail para atendimento@oemar.org.br e deverá ser entrege na secretaria do colégio.