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Orientações de Estudo

Melhorar a eficiência no aprendizado é sempre um grande desafio. Com o intuito de ajudar nossos alunos a atingirem seus objetivos, a OEMAR criou o seguinte conteúdo sobre orientações de estudo.

Vamos iniciar refletindo sobre:

  • “Estudar não é fazer tarefa de casa!”
  • “Para um bom entendimento sobre um assunto, é mais fácil: Ouvir? Ler? Escrever? Ou a combinação entre eles?”
  • “Diferença entre: Tempo de estudo X Qualidade nos estudos.”
  • “Diferença entre: Estudar X Aprender.”
  • “Ordenar disciplinas ou conteúdos por dificuldade.”

Distrações

A primeira atitude que deve ser tomada para iniciar seus estudos é fugir das distrações, então:

  • Defina com sua família um local adequado, preferencialmente silencioso.
  • Estude em uma cadeira confortável, em uma mesa organizada e sobre ela apenas o material que será utilizado. O que não será utilizado deve ser guardado.
  • Não utilize telefone, TV ou outro dispositivo eletrônico.
  • Não ouça música.
  • Caso precise utilizar o telefone ou computador, não perca o foco, utilize apenas os programas e aplicativos necessários.

Técnicas Básicas de Estudo

  • Ler, grifar e reler: A ideia é focar nas partes importantes do texto, mas também é muito boa na resolução de exercícios e avaliações.
  • Associar imagens com os textos: Ao estudar, por exemplo, vocabulário em Inglês, figuras geométricas e conceitos de Ciências e Geografia, relacionar uma imagem a uma palavra ou a textos.
  • Flash cards: Escreva de forma simples em pequenos cartões e teste sua memória. Como fazer? De um lado, eles têm perguntas, contas, vocabulário (Português ou Inglês), e do outro, as respostas. É possível variar também, com desenhos, com tópicos e palavras-chave ou termos e definições. Futuramente, ordene os Flash Cards pelo seu grau de dificuldade de entendimento.
  • Escrever por tópicos: Muito utilizado por alunos que precisam escrever, pois só grifar não é suficiente para ajudar no entendimento. Basicamente, é escrever a ideia principal de um parágrafo em poucas palavras ou com palavras-chave. De modo reverso, também pode ser usado para escrever um texto, resumo ou uma redação.
  • Resumo: Consiste em escrever um texto de poucas linhas, mas com clareza e de forma objetiva, um texto ou até mesmo um capítulo.
  • Resolução de exercícios: Ajuda determinar a compreensão do conteúdo. São os exercícios dados em sala de aula, para que os alunos possam ser auxiliados pelo professor em caso de dúvida ou exercícios da tarefa de casa que servem para reforçar o que foi aprendido em aula.

Técnicas Ativas de Estudo:

  • Resolução de exercícios:
    Essa técnica pode ser dividida em duas etapas:
  1. A primeira etapa foi citada acima.
  2. A segunda etapa nada mais é do refazer exercícios que você estudou, por exemplo, na semana passada ou no mês passado. Ela é muito importante, pois fazem parte do ciclo de revisões, já que o conteúdo e questões já foram assimiladas.
  • Mapa mental: Uma excelente maneira de estudar, pois ele organiza as informações de um modo visual que facilita a memorização dos conteúdos, consiste em um diagrama que tem um tema central que vai recebendo conexões com informações que estão a sua volta.
  • Autoexplicação: Explique para si mesmo o que entendeu, pergunte-se e responda “O porquê das coisas” procure compreender a fundo o que estudou. Grave as suas explicações e depois ouça para ver se ficou claro, sucinto e objetivo. Utilize suas gravações para os ciclos de revisão.
  • Estudo intercalado: Estudar um mesmo conteúdo por muito tempo se torna cansativo e deixa de ser produtivo. Por isso, o ideal é intercalar as disciplinas escolares. Um bom parâmetro para escolha destas disciplinas é a sua dificuldade em entender os conteúdos. O ideal é estudar em blocos de 25 minutos sem interrupção e depois descansar por 5 minutos, por exemplo, ir ao banheiro, tomar um “ar”, ir beber água, entre outros, repare que a ideia é mudar de ambiente, para descansar o cérebro, depois voltar a estudar outra disciplina.
  • Estudo distribuído: “Estudar” um monte de horas na véspera da prova não é aprendizado, cria stress, frustrações e pode gerar baixo desempenho. Para evitar tudo isso, o ideal é criar uma rotina de estudo, ou seja, um cronograma das disciplinas que serão estudadas diariamente ao longo da semana. Leve em conta, quantidade de aulas semanais, dificuldade na disciplina nos trimestres ou anos anteriores, os conteúdos de uma disciplina também podem variar em grau entendimento ao longo do curso.

Sugestão: Cronograma de estudos.

Devido a sua rotina, ou seja, atividades que pode ter a tarde: Inglês, esportes, médicos, entre outros compromissos, esta sugestão pode não funcionar, então crie com eles um cronograma de estudos mais adequado.

O cronograma de estudos abaixo foi montado sem levar em conta facilidades ou dificuldades em uma ou mais disciplinas.

Fonte do Texto, criado pelo professor Paulo Rodrigues